domingo, maio 20, 2007

Formas...

Foi daqueles fins de semana …

A vontade de ir dar uma volta à Costa Vincentina já estava a ficar pendente por tempo demais. Assim, se bem o pensei, melhor o fiz.

O caminho é rápido, uma horita e muito pouco e estou lá! São Torpes, Porto Covo, vai ser um passeio porreiro. Escalam-se umas escarpas, molha-se os pés na água salgada. Não se mergulha, mas até que apetece. Por fim deito-me numa pedra… Aquecida pelo sol, polida por séculos de erosão, que as marés são bondosas para as escarpas em ardósia. Dão-lhes as mais variadas, misteriosas e improváveis formas.

Formas…

Isso traz-nos ao tema de hoje. Deitado naquela praia, o som das ondas, o calor da pedra, o calor do Sol, os olhos bem acima da linha do horizonte… no céu, literalmente nas nuvens. Fico a pensar que hoje em dia as pessoas que eram crianças quando eu fui, não olham para as nuvens, não ficam inventivos a pensar que forma têm. Pior que isso não ensinam isso aos seus filhos, é uma arte que está moribunda.

Hoje em dia parece que já não se constroem castelos nas nuvens. Nem castelos, nem bonecos, nem animais…existentes ou nem por isso.

As “construções” nas nuvens são o último bastião da força inventiva dos sonhos. Em pouco mais de uma hora que lá estive, vi de tudo, um Mickey, um tanque de guerra, um Minotauro, um coelho, uma águia a apanhar o coelho, vi uma mão a dizer-me adeus e as coisas que não se sabe o que são inventam-se, uma nave espacial, um ET, seja o que for, vale tudo.

É uma viagem dentro da viagem… Na hora de regresso, as nuvens vêm também, acompanham-me como golfinhos a acompanhar uma embarcação “são os golfinhos da criatividade”, pensei…

Chegado a casa fica uma certeza, a criatividade morre, quando morrerem as construções nas nuvens!

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gostei....há muito que não me lembrava que fazia isso em criança mesmo deitada no banco do jardim ou mesmo na relva suja...o q importava era as imensas imagens que nós todos crianças do grupo formávamos. Era divertido...Ainda hoje faço isso com a minha filhota é divertido sermos adultos e fazer ainda coisas de criança....obrigado pelo teu blogge

11:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ainda hoje descobri formas nas nuvens! Uma delas mostrava alguem bastante bronzeado... =D

Tens de escrever mais!

11:24 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home